Thursday, October 27, 2005

Conservadores vs Bush

Surpreendentemente a Harriet Miers decidiu pedir ao Presidente o cancelamento da sua nomeação, porque os Senadores, ainda por cima republicanos insistiam em ter acesso aos documentos que esta tinha produzida como conselheira da Casa Branca, de forma a avaliar qual a sua posição ideológica.

Claro que da parte dos senadores, esta estratégia servia apenas para demonstrar o seu descontentamento com a candidata, porque sabiam que Bush nunca os revelaria.

O importante desta história é que grande parte da oposição à nomeação para o Supremo Tribunal veio do lado Republicano e não Democrata.

Pelo que percebi este descontentamento teve a ver com o facto de Miers não ser conservadora o suficiente e o partido considerar absolutamente essencial alguém esse tipo de perfil por forma a marcar a viragem ideológica no tribunal, e por outro lado para não voltarem a sofrer as desilusões que tinham sofrido com Reagan que durante a sua presidência não nomeou ninguém com estas características, preferindo sistematicamente posições mais moderadas.

Mesmo assim, optar por uma oposição aberta a Bush, foi algo nunca visto, ainda para mais no primeiro ano do seu mandato com maioria reforçada.

Juntamente com o descontentamento com a situação do iraque (o número de soldados americanos mortos chegou aos 2000) e a investigação das fugas de informação a Chenney e Rowe, Bush enfrenta o momento mais baixo da sua administração.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home