Friday, November 25, 2005

Leisure Society?

A New Yorker desta semana trás um artigo interessante "No work and no play" a comparar as estruturas económicas dos EUA e da Europa. Os franceses trabalham 28% menos horas semanais que os americanos e os alemães menos 25% para além de terem muito mais tempo de férias pagas.
Um das consequências óbvias é que apesar da produtividade ser quase igual, como trabalham mais e têm uma taxa de desemprego menor, os americanos são mais ricos. Outra é que enquanto os americanos gastam o seu dinheiro consumindo, os europeus preferem aproveitar o tempo livre.
No entanto esta diferença não é cultural, e recentes estudos têm demonstrado que a principal causa é a protecção laboral europeia devida principalmente ao poder dos sindicatos (no reino unido, que tinha dos sindicatos mais poderosos da europa, foi preciso a Tachter para transformar a sociedade inglesa).
O que é interessante é que o artigo atribui a menor taxa de desemprego americana exactamente à sua falta de tempo e como os gajos têm de comprar muitos serviços que os europeus, como têm mais tempo, podem fazer por si. Estes serviços são exactamente aqueles que empregam os extractos sociais que na Europa são mais atingidos pelo desemprego.
Ora aqui está uma excelente razão para eu não querer cozinhar!!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home