Wednesday, February 01, 2006

Para mim a melhor metáfora para descrever os Americanos é esta:

Quando estou a jogar basket, seja no playground ao pé de mim ou no pavilhão da universidade, qualquer pessoa com que jogue, por pior que seja é extraordinariamente competitiva e não aceita perder por nada, mesmo que seja obvio que não tem hipóteses. Não estou a exagerar: já me aconteceu estar a jogar com muidos de nove anos ou homens de 50 e é sempre igual, para eles o objectivo não é jogar basket mas sim ganhar.

Isto acontece-me (jogar com muidos de 9 anos ou homens de 50) porque outra coisa extraordinária aqui é que por mais competitivo que esteja a ser um jogo (e quase sempre são) qualquer pessoa que apareça e diga que quer jogar, por pior que seja, joga! Isto ao principio irritava-me imenso porque num jogo de 3 para 3 ou 2 para 2, jogar com alguém assim implicava uma mudança completa do ritmo do jogo.

Mas depois o mais extraordinário é que aqui isso não acontece. Já me aconteceu ter ficado irritado porque a equipa contraria, num jogo que estava a ser bastante competitivo, pôs a jogar um senhor com uns 60 anos, que tinha acabado o seu jogging e queria fazer um bocado de exercício antes de se ir embora. Quando começou a jogar, tornou-se obvio que não só nunca tinha jogado basket, com mal se conseguia mexer. O normal numa situação destas seria mostrar no minimo cortesia e respeitar isso. Qual que! Daí para a frente a minha equipa passou o tempo todo a tentar tirar vantagem da situação e a bola ia sempre para a pessoa que estava a ser defendida pelo senhor!

E agora que penso nisso, acho que faz muito mais sentido...

2 Comments:

Blogger Catia said...

Coitadinho do senhor... no minino deixavam-no apanhar a bola de vez em quando...
Estou a ver q regressaste cheio de força!

7:52 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ainda bem!!!! Pode ser que assim já m consigas ganhar no 1 vs 1, e olha q eu n treino :D

3:18 PM  

Post a Comment

<< Home