Sunday, April 16, 2006

O NY Times (que já se tornou um vício) traz hoje artigo interessantíssimo escrito por Norimitsu Onishi sobre o reavivar da economia Japonesa originado pelas política neo-liberais de Junichiro Koizumi que se prepara para retirar em Setembro, e seus efeitos sociais.

O Japão encontra-se actualmente num período de transição bastante importante na sua história. Depois de décadas políticas orientadas para o crescimento económico, baseadas num sistema político de forte cooperação entre governo e empresas privadas, possível devido a um sistema laboral e de ensino elaborados de acordo com a estratégia do “developmental state”, a crise dos anos 90 obrigou o país a uma mudança drástica no seu modelo de produção e consumo.

O artigo analisa o modo com as políticas de desregulamentação e privatização (a próxima vítima serão os correio) têm acentuado a polarização social e destruído a característica da sociedade japonesa que mais admiração provocava no Ocidente: a sua igualdade, conseguida através da esmagadora maioria de uma classe média com emprego seguro, direitos sociais (excepto participação pública, mas isso é outra história...) e capacidade de consumo.

Eu sempre tive a opinião, (e disse-o bastantes vezes quando lá vivi) que o modelo Japonês, embora tenha sido bastante eficaz na transformação de uma País completamente devastado com a guerra, nas segunda maior economia do mundo em trinta anos, punha em causa processo democráticos de decisão e principalmente a qualidade de vida das pessoas, e que mais cedo ou mais tarde, assim que a capacidade de consumo média subisse, seria posto em causa.

E principalmente, como alguns analistas têm demonstrado, o modo como as grandes empresas eram protegidas e apoiadas pelo Estado punha em causa a sua capacidade de competir a nível global, como o rebentar da bolha económica tão bem demonstrou.

Mas continuo a pensar que outras formas de organização, que consigam crescimento com redistribuição, são possíveis, e que o neo-liberalismo não é inevitável.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home