Tuesday, February 14, 2006

Sobre a “adaptação” do Google à China, a política de cooperação da empresa com o governo comunista tem pormenores que a mim me chocam particularmente.

Por exemplo, se antigamente, um busca produzia resultados censurados, estes eram mencionados assim como o facto de serem alvo de censura, o que significava que as pessoas, embora não pudessem aceder aos conteúdos, sabiam o que estava a ser censurado. Como o novo motor de busca chinês, os resultados censurados não aparecem.

Isto significa que se por exemplo se fizer uma busca no Google images sobre “Tiananmen Square” na china aparecem imagens de turistas a tirar fotos na praça, oficiais do exército e bandeiras da China, enquanto que se a busca for efectuada no motor normal as primeiras imagens são todas sobre os protestos de 1989.

Ou se for efectuada uma busca sobre o Dalai Lama, na China não aparece nenhuma imagem do próprio indivíduo, mas apenas imagens de oficiais chineses e até de homem a protestar sobre a visita dele a Inglaterra.

Será isto apenas reflexo do pragmatismo amreciano ou serão estes os valores (ou ausência deles) do capitalismo?

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